Famílias de Miguel Couto comemoram a chegada do Capsi Miguel Couto, que vai atender crianças e adolescentes com sofrimento psíquico.
Na última sexta-feira (21), a Prefeitura de Nova Iguaçu deu um passo importante para fortalecer a saúde mental da população, especialmente das crianças e adolescentes. Foram entregues duas novas unidades: o Centro de Atenção Psicossocial (Capsi) Miguel Couto, em Miguel Couto, e a Clínica da Família Júlia Távora, em Vila Santo Antônio, totalmente reformada.
Capsi Miguel Couto: esperança para famílias
Para Edivânia da Silva, moradora de Miguel Couto, a chegada do Capsi em seu bairro representa a realização de um sonho. Mãe de Lorenzo, de 5 anos, que tem autismo, ela precisava levar o filho para tratamento na unidade do bairro da Luz, o que era um grande desafio devido à fobia de Lorenzo por locais fechados e ônibus. Agora, com o Capsi Miguel Couto a poucos passos de casa, a realidade é outra: “Parece um sonho. Podemos até vir a pé, coisa que ele adora fazer. A unidade está linda, confortável, ampla e colorida. Como mãe atípica, me sinto acolhida”, relata Edivânia.
O Capsi Miguel Couto vai oferecer atendimento em saúde mental para crianças e adolescentes até 18 anos com sofrimento psíquico, como autismo, transtornos de desenvolvimento intelectual, problemas relacionados ao uso de álcool e drogas e outras situações clínicas psicológicas. A equipe multiprofissional do Capsi conta com terapeutas ocupacionais, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, musicoterapeutas e médicos psiquiatras especializados em infância e adolescência. Os atendimentos serão individuais e domiciliares, em grupos, com atenção às famílias e suporte às escolas.
Clínica da Família Júlia Távora: mais conforto e qualidade no atendimento
A Clínica da Família Júlia Távora, em Vila Santo Antônio, também foi beneficiada com uma reforma completa. A unidade, que existe há mais de 35 anos no local, foi totalmente reestruturada, ganhando novos consultórios, uma farmácia, uma sala de espera mais ampla e climatização em todos os ambientes. A reforma aconteceu sem a interrupção dos atendimentos, que beneficiam uma média de 500 pessoas por mês.
A Clínica da Família Júlia Távora oferece atendimento nas especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia, cardiologia, alergologia, dermatologia e neurologia, além dos atendimentos domiciliares com as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Travessa Júlia Távora, 67, no bairro de Vila Santo Antônio.
Investimentos em saúde para a população
As entregas do Capsi Miguel Couto e da Clínica da Família Júlia Távora fazem parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Nova Iguaçu para fortalecer a saúde da população. Recentemente, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) também recebeu um novo Centro de Imagem amplo e moderno, com capacidade para realizar cerca de 20 mil exames mensais.
“É um orgulho entregar à população um equipamento público tão importante, que sem dúvidas irá ajudar muitas famílias. Temos feito uma reestruturação nos atendimentos voltados para saúde mental, especialmente em crianças e adolescentes. Hoje, Nova Iguaçu já conta com 17 unidades com especialistas em neuropediatria e o projeto Teabraçar, que atende crianças autistas, vem crescendo cada vez mais”, afirma o secretário de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.
Com as novas unidades e reformas, a Prefeitura de Nova Iguaçu espera oferecer um atendimento ainda mais completo e de qualidade para a população, com foco na saúde mental e no bem-estar das famílias.
Para mais informações:
- Visite o site da Prefeitura de Nova Iguaçu: https://www.novaiguacu.rj.gov.br/
- Siga a Prefeitura de Nova Iguaçu nas redes sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/prefeituradenovaiguacu/?locale=pt_BR
- Instagram: @prefeituranovaiguacu
fontes: https://oestepaulistanoticias.com.br/2024/06/24/nova-iguacu-ganha-mais-um-centro-de-atencao-psicossocial/
https://www.correiodamanha.com.br/baixada/2024/06/140780-nova-iguacu-ganha-centro-de-atencao-psicossocial.html