Conheça 9 softwares de gestão para pequenas empresas


Conheça 9 softwares de gestão para pequenas empresas


A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas, trazendo benefícios e melhorias. Os softwares de gestão são um exemplo disso. Conheça 9 opções para pequenas empresas e saiba como otimizar o desempenho de um negócio.

Gerenciar uma empresa exige que o empreendedor tenha ou desenvolva diversas competências. Contar com a tecnologia é fundamental. É nesse cenário que softwares de gestão se tornam grandes aliados. Esses recursos automatizam algumas tarefas manuais, otimizando o tempo e melhora a produtividade.

Atualmente, existem muitas opções no mercado e o empreendedor pode se sentir perdido sobre qual escolher. Para ajudá-lo, preparamos uma lista com os 9 softwares de gestão que vão servir como coringas na hora de gerenciar o seu negócio. Confira!

O que são softwares de gestão?

Softwares de gestão são programas de computador ou aplicativos para dispositivos móveis que concentram várias funcionalidades em um só lugar. Essas funções são voltadas para automatizar tarefas comuns para facilitar a gestão empresarial.

Os softwares de gestão contêm:

  • controle de estoque;
  • inventário;
  • fluxo de caixa;
  • gerenciamento de contatos de clientes;
  • disparo automático de lembretes e e-mails;
  • emissão de boletos, notas fiscais e outros documentos;
  • geração de relatórios com dados.

Portanto, os softwares de gestão podem cuidar de muitas tarefas que são realizadas por pessoas. Esse processo é chamado de automação e diz respeito a informatizar atividades dentro de um negócio.

A automação é uma demanda cada vez maior nas empresas que buscam lidar com desafios ligados ao gerenciamento de custos, tempo e pessoas. Com ela, tarefas são realizadas na velocidade de um clique. Isso permite um ganho de tempo e gera economia.

Da mesma forma, a rotina das equipes é facilitada e colaboradores têm mais tempo para se concentrarem em atividades estratégicas. O uso de softwares de gestão também oferece mais controle e aumenta a visibilidade do negócio.

Com o avanço e consolidação da transformação digital, softwares de gestão passaram a marcar presença em praticamente todos os negócios, independentemente do seu porte.

Além disso, no mercado, existem milhares de opções que permitem que empreendedores gerenciem seu negócio de diferentes formas. Assim, é possível focar na parte financeira ou no controle de rotinas administrativas como um todo.

Quais são os principais tipos de sistemas de gestão?

Softwares de gestão são focados em automatizar processos e facilitar a rotina dos setores de uma empresa como um todo. Atualmente, existe uma infinidade de formatos e opções, mas grande parte se baseia em dois tipos principais: o CRM e o ERP. 

Vamos conhecê-los em detalhes a seguir.

ERP

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. Em português, esse nome aparece comumente como Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Como o nome indica, é um programa que permite controlar e acompanhar todos os processos de uma empresa.

Trata-se de uma ferramenta bem completa e uma de suas principais funções e vantagens é promover uma integração total das áreas de um empreendimento. Isso significa que, em uma mesma plataforma, o gestor pode:

  • realizar tarefas administrativas;
  • resolver pendências fiscais e emitir documentos;
  • verificar faturamento;
  • monitorar fluxo de caixa;
  • inserir dados dos colaboradores;
  • pagar despesas e tributos;
  • acompanhar vendas e compras;
  • contatar fornecedores, entre muitas outras atividades.

O ERP é um sistema mundialmente conhecido e utilizado, fornecido por várias empresas de software. Por isso, ele pode, dependendo do fornecedor, ser customizado conforme as necessidades de um negócio e ter mais ou menos funções.

Ou seja, ele tem o potencial de se tornar ainda mais complexo e completo. No mais, por se tratar de um programa tão amplamente usado, ele tem uma série de integrações.

Isso significa que um gestor, muito possivelmente, conseguirá conectar seu sistema com outros para enviar dados e documentos automaticamente. Por exemplo, existem integrações de ERP com as plataformas do governo, como o e-Social, e com outras empresas, permitindo agilizar negociações com parceiros e fornecedores.

CRM

CRM é o Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Esse é um sistema para gerenciamento de dados, especificamente dos clientes e leads. Ele é usado em inúmeras empresas para administrar os contatos dos clientes e otimizar processos de vendas e marketing.

Com esse software de gestão, a empresa pode coletar, armazenar e gerenciar dados com maior efetividade. O sistema não só organiza os dados como elabora perfis, cria históricos, avalia métricas e muito mais.

Basicamente, a aplicação do CRM tem um cunho estratégico, ajudando gestores a terem uma visão detalhada e precisa sobre seu público-alvo. Assim, esse programa auxilia em cada etapa da jornada do cliente, desde a prospecção até o pós-venda. Ele também ajuda empresas a venderem mais e aprimorar o relacionamento com o cliente.

Com base nos dados que fornece, gestores podem personalizar cada interação e trabalhar para atrair e fidelizar clientes de forma mais certeira.

Quais são as vantagens de contar com um software de gestão?

Softwares de gestão são voltados para tornar os processos nas empresas mais rápidos, descomplicados e precisos. Por isso, eles oferecem uma série de vantagens que os gestores conseguem perceber no curto e médio prazo. 

Conheça as principais delas.

1. Integra áreas e informações

Um ótimo benefício de softwares de gestão é a possibilidade de centralizar todos os dados e rotinas de uma empresa em um único lugar.

Em um mesmo painel de controle, os gestores conseguem visualizar o andamento dos processos, verificar custos, consultar dados e mais. Isso facilita o controle e o monitoramento, permitindo que informações essenciais sejam mostradas em poucos cliques.

2. Melhora a comunicação entre equipes

Equipes de vendas têm fácil acesso aos dados do estoque. Ao mesmo tempo, os profissionais responsáveis por comprar insumos também fazem a consulta para planejar reposições.

Essa integração é possível com um software de gestão, que facilita a troca de informações e elimina ruídos de comunicação.

Por exemplo, se um cliente ligar pela segunda vez para fazer uma reclamação, todo seu histórico de interação com a empresa estará registrado no sistema. Assim, ele não precisará explicar seu problema novamente e o atendente terá condições de ajudar da melhor forma.

Dessa forma, a integração promovida por softwares de gestão torna a comunicação entre colaboradores de diferentes áreas mais fluida e constante.

3. Reduz custos

A automação, consequência do uso de um sistema de gestão, ajuda a minimizar custos ao informatizar tarefas e reduzir burocracias, erros e retrabalho. Sem perder tempo com atividades manuais, os colaboradores trabalham melhor e de maneira mais eficaz.

Assim, as atividades são realizadas de forma mais precisa e analítica, além de ter os prazos cumpridos. Isso colabora para reduzir os índices de falhas e horas extras, que elevam os gastos.

4. Aumenta a produtividade

Com a possibilidade de automatizar diversas tarefas, equipes trabalham de forma mais focada e eficaz, podendo alocar seu tempo de forma estratégica e proveitosa.

Conferir dados de transferências bancárias, por exemplo, é uma atividade burocrática que pode gerar muitos erros. Em vez de passar horas fazendo essa tarefa, os softwares de gestão permitem que ela seja executada de forma automática.

Essa mudança confere mais agilidade para o dia a dia, possibilitando que outros assuntos ligados ao core business da empresa sejam resolvidos.

5. Facilita o monitoramento de resultados

Um dos grandes ganhos proporcionados por esses sistemas é o gerenciamento de dados e resultados. Pelo programa, é possível gerar relatórios de gestão completos e complexos.

Com isso, os gestores têm em mãos uma poderosa ferramenta para analisar o andamento do seu negócio e tomar decisões mais efetivas. Considerando que softwares de gestão integram todas as áreas, o gestor consegue ver de forma consolidada e estruturada o desempenho de todo o negócio.

Isso dá uma visão global e completa da realidade do empreendimento. Quanto mais conhecimento é gerado, melhores são as condições que a gestão tem para se planejar e agir de forma correta.

Relatórios de indicadores e gráficos de gestão são recursos indispensáveis para o gestor moderno que deseja administrar seus negócios com base em dados. Eles permitem uma gestão eficiente, ajudando empresários a tomar decisões e pensar nas melhores soluções para seu negócio.

9 softwares de gestão para pequenas empresas

Descubra 9 softwares de gestão que poderão ajudar o seu negócio a dar um salto de eficiência e organização.

1. Conta Azul

O software de gestão financeira Conta Azul é bem completo e fácil de usar. O sistema conta com funcionalidades para gerenciar o dinheiro da empresa e o estoque, além de emitir notas fiscais e boletos. Ele também oferece um aplicativo para auxiliar o empreendedor na gestão de frente de caixa.

2. Nibo

Outra opção de software de gestão financeira é o Nibo. Esse sistema permite fazer o acompanhamento do fluxo de caixa, organizar as contas a pagar e a receber e ainda automatizar todo processo de cobrança.

O software também se integra ao escritório de contabilidade, permitindo que o profissional tenha acesso às informações mais importantes do seu negócio.

3. Asaas

Esse é um software de gestão de pagamentos que permite a emissão e o controle das cobranças. Com o sistema, é possível gerar boletos e enviar para os clientes ou cobrar por meio do cartão de crédito.

Isso pode ser feito com vendas individuais, parceladas ou cobranças recorrentes, como mensalidades. O sistema também envia alertas sobre atrasos, compensação etc.

4. Agendor

O relacionamento com o cliente deve ser uma prioridade em qualquer negócio. O Agendor é um software de gestão de CRM que permite acompanhar as interações entre clientes e vendedores. Ele também conta com assistente virtual e entrega insights sobre as próximas etapas do funil de vendas.

5. Pipedrive

Outra opção de CRM é o Pipedrive. O software de gestão armazena as informações do cliente de forma centralizada. Além disso, mantém o histórico dos contatos, tanto por telefone quanto e-mail, chat etc., acompanha a evolução de compras, entre outros recursos.

Os recursos permitem que os gestores e vendedores automatizem suas tarefas, simplifiquem os processos e acompanhem o andamento das negociações em um único local. O Pipedrive também pode ser integrado a outras ferramentas.

6. Trello

A plataforma se baseia na metodologia Kanban, em que é possível ter uma visualização clara sobre os fluxos de trabalho.

software de gestão de projetos permite o acompanhamento de métricas, possibilita a definição de cronogramas, envia notificações e delega responsabilidades. Além disso, permite anexar arquivos, criar checklists e sincronizar com outros serviços, como os do Google.

7. Tiny

O Tiny ERP é um software de gestão de padronização de processos. A ferramenta pode ser usada no comércio, e-commerce, indústrias e na venda de serviços.

O sistema padroniza a rotina das empresas, reunindo tudo que é essencial para o negócio girar em um único lugar. A solução permite a gestão de faturamento, produtos, compras, financeiro, entre outros recursos.

Avalie os serviços que cada plataforma oferece, verifique os planos e analise o custo-benefício para a sua empresa.

8. QuickBooks

O QuickBooks é uma solução voltada para pequenas empresas com foco em contabilidade e finanças. Ele auxilia no gerenciamento de processos e organização financeira, permitindo:

  • controle de fluxo de caixa;
  • emissão de relatórios de custo e performance;
  • emissão de notas fiscais e boletos;
  • acompanhamento de recebidos;
  • conexão com bancos, entre outros.

Disponível em duas versões, a plataforma se destaca por ser fácil de usar e atender às necessidades de micro, pequenas e médias empresas, além de contadores.

9. TOTVS

A TOTVS, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia, tem um ERP robusto e completo que atende empresas de todos os segmentos e portes. Suas funcionalidades são amplas, incluindo processos financeiros, contábeis, estoque, comercial e muito mais.

Um diferencial é que a ferramenta é totalmente flexível e pode ser customizada conforme as necessidades da empresa. Além disso, a premissa da empresa é oferecer um software que cresce com o negócio. Ou seja, trata-se de uma solução que oferece controles diversos e que pode receber upgrades conforme o empreendimento cresce.

Essa é uma boa opção para pequenas empresas em expansão, que têm a perspectiva de ampliar seus serviços e atuação no médio prazo.

Resumindo

O que é um software de gestão?

Um software de gestão é uma ferramenta tecnológica que permite organizar e automatizar processos, aumentando o controle e a visibilidade de um negócio. Com ele, é possível simplificar tarefas e ganhar mais tempo e produtividade, além de reduzir custos.

Quais são os softwares mais utilizados?

Os softwares de gestão mais utilizados são o ERP e o CRM. O ERP é uma ferramenta de gestão e controle empresarial. Já o CRM é usado para coletar, armazenar e gerenciar dados dos clientes, sendo peça fundamental para estratégias de vendas e marketing.

Qual a função do software de gestão?

Um software de gestão permite centralizar em uma só plataforma todos os dados, documentos, áreas e atividades de um negócio. Isso propicia um maior controle e melhor gerenciamento das operações.

Compartilhe este artigo:
Próxima postagem: Artigo teste

August 29, 2024 - Em Uncategorized

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.