Neste domingo, dia 04/08 o Centro de Referência de Assistência Social Vila Iguassú completou seus dois meses.
Com uma variedade de 12 oficinas, o CRAS proporciona um espaço para o desenvolvimento pessoal e social, fortalecendo vínculos e estimulando a geração de renda. Através de atividades como oficinas de crochê, aulas de massoterapia e cursos de manicure e pedicure, os usuários podem construir novas histórias e fortalecer suas comunidades.
Para Viviane Pereira, coordenadora do CRAS, as oficinas são fundamentais para identificar as necessidades de cada usuário. Segundo ela, a troca entre os participantes e a orientação dos oficineiros é o coração do serviço, fortalecendo os vínculos e promovendo o bem-estar.
Em suas palavras:
-Estamos finalizando a primeira turma. Desde a inauguração, a busca pelas oficinas foi muito grande. Muitos usuários chegam acanhados/envergonhados e, muitas vezes, sem conseguir expor suas situações. Por meio dessas oficinas, da troca entre eles, conseguimos acessá-los e agir na área onde mais necessitam
A importância do CRAS na vida da população de Vila Iguassú:
O CRAS oferece mais do que apenas oficinas. Ele proporciona um espaço de acolhimento e novas oportunidades, como demonstra a história de Rosana Pinheiro, de 57 anos, que encontrou no crochê uma forma de superar a perda e se reconectar com a vida.
“Fiquei viúva há quatro anos e ingressei nesse curso para distrair a mente. Agradeço muito à Prefeitura de Nova Iguaçu e todos que promoveram essas oficinais porque têm sido excelentes pra gente. Essas experiências fazem muito bem para a nossa autoestima. Eu também realizei um curso de informática anteriormente numa oficina da Prefeitura e, por meio dessas experiências eu estou mais falante e me desenvolvendo, pois eu era muito tímida.”, comentou Rosana.
Além de promover o bem-estar social, o CRAS também oferece oportunidades para aqueles que desejam se profissionalizar. É o caso de Sônia Oliveira, de 49 anos, que busca aprimorar suas técnicas de costura para oferecer um serviço de maior qualidade aos seus clientes.
De acordo com Sônia, “A oficina é top! Cada dia a gente aprende um pouco mais e desenvolve nossos dons. Já fazia meu trabalho em casa pra vender os meus produtos e vim pra cá aprimorar ainda mais minha costura criativa.”
Como participar das oficinas?
As inscrições para as oficinas do CRAS Vila Iguassú podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Avenida Oscar Soares, bairro Califórnia. É necessário apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência. A idade varia conforme a oficina.
Confira agora uma lista com todas as 12 oficinas disponíveis no Centro de Referência de Assistência Social Vila Iguassú, com dias e horários:
• Tiaras e Laços – Quarta-feira; de 9h30 até 11h
• Massoterapia – Quarta-feira; de 14h até 16h
• Manicure e Pedicure – Segunda e terça-feira; de 9h30 até 11h30 e de 14h até 16h
• Crochê – Quarta-feira; de 9h até 11h e de 14h até 16h
• Culinária – Segunda, quarta e sexta-feira; de 9h30 até 11h30 e de 14h até 16h
• Pintura Artística – Terça-feira; de 10 até 12h e de 14h até 16h
• Patch Aplique – Terça-feira; de 9h até 11h e de 14h até 16h
• Design de Sobrancelha – Quarta-feira; de 14h até 16h
• Pintura em Tecido – Quarta-feira; de 9h30 até 11h30 e de 14h até 16h
• Biojóias – Quinta-feira; de 9h30 até 11h30 e de 14h até 16h
• Trança – Quarta-feira; de 9h30 até 11h30
• Corte e Costura – Quarta-feira; de 10h até 12h e de 14h até 16h
• Depilação – Quarta-feira; de 9h30 até 11h30 e de 14h até 16h