A Diretoria Regional Metropolitana I realizou na última quarta-feira (28/08) uma feira de gamificação com jogos de tabuleiro no Sesc Nova Iguaçu, buscando enriquecer o aprendizado e estimular a concentração, raciocínio lógico e o trabalho em equipe dos estudantes. A iniciativa se alinha ao objetivo de estabelecer um modelo de ensino diferenciado, promovendo o engajamento dos alunos por meio de estratégias lúdicas.
Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino da Secretaria de Estado de Educação, ressaltou a importância desta abordagem para o desenvolvimento do raciocínio matemático e lógico. Com esta técnica, que inclui jogos como xadrez, damas e batalha naval, vem-se promovendo a cooperação e habilidades cognitivas entre os estudantes das escolas das regiões de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri.
Maria Angélica Novaes, diretora pedagógica da Regional, enfatizou que o evento representa o ápice do projeto de gamificação implementado nas unidades escolares, visando ampliar o desempenho acadêmico, particularmente em matemática, e incentivar a criatividade.
O envolvimento dos alunos foi significativo. Mariah Eduarda, de 16 anos, destacou a capacidade dos jogos de minimizar a pressão escolar e auxiliar na organização do pensamento. A competição forneceu um cenário dinâmico para a resolução de problemas e fomentou a responsabilidade e outros processos cognitivos de forma prazerosa.
Os participantes tiveram a chance de ganhar prêmios como troféus, medalhas, celulares e relógios digitais, além dos próprios jogos disputados. Esse incentivo visa criar um espaço educacional onde assumir riscos sem o temor do fracasso é encorajado, contribuindo para a criatividade e inovação dos jovens.
O professor Rogério Amaral apontou a gamificação como um método eficaz para melhorar a convivência escolar e capacidades cognitivas dos alunos. Além disso, atividades artísticas, música, dança e ginástica laboral complementaram o programa do evento.
A Seeduc segue investindo em recursos educacionais avançados como cultura maker, metodologia S.T.E.A.M, robótica e outras ferramentas, preparando os alunos para as demandas do mundo moderno. Cristina Santana, diretora-adjunta, reforçou que os jogos potencializam a integração, engajamento e proporcionam ocasiões de respeito, diversão e aprendizado, marcando mais um passo em direção à educação de vanguarda na região.
Fonte: https://www.portalgiro.com/noticia/7490/petropolis/rio-de-janeiro/secretaria-de-estado-de-educacao-promove-feira-de-gamificacao-em-nova-iguacu.html